Serviços

Coaching Pessoal e Profissional

Com a minha ajuda você vai definir melhor suas prioridades, encontrar alternativas adequadas, criar coragem para mudar e obter resultados significativos em sua vida pessoal e profissional.

Veja os tipos de coaching que você pode contratar individualmente:

  • Profissional – voltado para pessoas que trabalham em empresas ou outras organizações, em qualquer nível hierárquico, e querem desenvolver novas competências (Ex: Comunicação Pessoal, Administração do Tempo, Organização e Foco, Negociação, Relacionamento Interpessoal, Inteligência Emocional etc)
  • Gestão e Liderança – gestores de diversos níveis ou pessoas que têm o próprio negócio e querem se desenvolver
  • Carreira – voltado para pessoas que desejam criar uma realidade profissional nova, mudança de profissão/ área, pré e pós formatura e aposentadoria
  • Empreendedorismo – voltado para pessoas que querem abrir o próprio negócio e necessitam de alguém para ajudar a organizar planos, trocar ideias em um ambiente seguro e receberem um feedback honesto de suas ações e comportamentos.
  • Equilíbrio vida-trabalho e qualidade de vida – pessoas que desejam equilibrar melhor sua vida pessoal e profissional e obter mais qualidade de vida. Essa área inclui temas ligados ao stress, saúde e aquisição de hábitos saudáveis
  • Realização de projetos – pessoas que desejam tirar um sonho ou projeto do papel e transformá-lo em realidade. Este tipo de coaching ajuda a pessoa a manter-se focado em seu projeto e a gerar ações práticas que a levem a consolidar o projeto. Exemplos: fazer um mestrado/doutorado, mudar de país, rodar o mundo, escrever um livro, sair da casa dos pais.
foto13 - Coach Raquel Furtado
  • Metas claras
  • Foco
  • Coragem
  • Resultados
  • Eu tive uma excelente experiência com a Raquel num processo de coaching que me ajudou a desenvolver as competências necessárias para realizar novos projetos profissionais. Recomendo veementemente a Raquel para aquelas pessoas que buscam aprimoramento pessoal e profissional.

    Caio Cesar / Professor na PUC Minas

  • Os resultados do coaching são nítidos e perceptíveis em meu desenvolvimento profissional. Ao longo do trabalho, desenvolvi algumas competências que eram fundamentais para a melhoria do meu trabalho. As sessões são muito bem direcionadas e focadas nas necessidades de aprimoramento. Pude perceber que é possível mudar atitudes e comportamentos que não trazem resultados positivos, mantendo minha personalidade e valores.

    Clarissa Lopes / Comunicação Apex Brasil

  • Só tenho a agradecer você ter aparecido na minha vida! Aprendi muito com esse processo e me sinto uma pessoa mais completa, pois consigo enxergar mais claramente minhas conquistas, o que vem do meu esforço e o que eu preciso fazer para alcançar minhas metas. Mudei minha forma de trabalhar, de me organizar e consigo ser bem mais produtiva.
    Realmente foi uma transformação em minha vida.

    Lívia Toma – DA Staff / Subway ES / MG

  • Acredito que a palavra-chave do coaching é o autoconhecimento. O aprendizado sobre você mesmo é o mais difícil de ser alcançado e o coaching potencializa esse ganho. Através das mãos de uma profissional preparada e experiente, consegui enxergar todo o meu potencial e um mundo de possibilidades à minha frente. O coaching é um processo pessoal, mas requer um profissional competente e capaz de se adaptar ao seu jeito para um ganho expressivo. Raquel é uma profissional competente, séria e comprometida com seus coachees, cuja calma e transparência me motivaram e me mantiveram seguro durante todo o processo.

    Eduardo Lacerda / Administrador e chef

  • Escolhi você como coach porque era uma professora que admirava. Sou dessas pessoas que não trabalho com quem não consigo admirar. Hoje vejo que a questão de escolher uma coach que é professora talvez tenha ligação direta com minha paixão pela educação. Todas as atividades foram muito ricas, consegui me reconectar com a minha essência, redescobrir meus valores, encontrar em mim pontos fortes que não sabia que existiam e aceitar melhor os pontos fracos – e aprender a conviver com eles naturalmente. Foi uma jornada em que em vários momentos achei que tinha encontrado a resposta, e depois via que era apenas mais uma peça de um enorme quebra-cabeça. Essa montanha russa não é fácil, mas é importante para o processo. Quando estamos em paz com a nossa escolha é porque encontramos a nossa verdade.

    Lorena Possa / Relações Públicas

  • A minha coach me ajudou a alcançar uma posição ímpar na minha vida. Estou muito mais feliz comigo. Minha vida mudou tão rapidamente que nem consegui acompanhar. Sou uma pessoa muito melhor por causa disso e é contagiante. Esses dias parei para tentar fazer um balanço dessas mudanças e cheguei a conclusão de que se não fosse a Raquel eu demoraria muito mais tempo e seria muito doloroso para aprender tudo o que aprendi nesses sete meses.

    Mariana Alencar / Enfermeira

  • Eu busquei inicialmente um coaching pensando que ele me daria todas as respostas e soluções práticas, objetivas. Mas percebi que mudar hábitos e comportamentos não é fácil nem prático, nem objetivo…é muito subjetivo, é abstrato, é buscar no fundo do consciente, é de “queimar neurônios”! Fiquei muito surpresa com a sua capacidade de percepção, mesmo com minha grande dificuldade de falar e expressar, você conseguiu em vários momentos traduzir o que eu não conseguia dizer, e a sua espontaneidade e facilidade de falar e contar casos, experiências, traçar linhas de raciocínios, é inspirador. Tenho várias falas suas guardadas na minha memória. Sei que ainda tenho muito a melhorar, mas sinto que o caminho (o como) me foi dado, e que cabe só a mim o esforço e a dedicação para conseguir.

    Sonielle Pereira – Analista Ambiental / Samarco

  • Trazer a possibilidade de coaching em grupo e, neste caso, um grupo só de mulheres, cria um ambiente mais acolhedor para a troca de experiências, potencializando o aprendizado. Todas saem ganhando!

    Alice Mello – Gerente de Projeto / Fundação Dom Cabral

  • Sem um norte, inerte, sem esperança ou confiança. A vontade de mudar e a coragem para reagir me impulsionaram para o processo de coaching. Contudo, a parte mais difícil foi procurar esse profissional. Entre tantos perfis e promessas na internet, quem escolher? Mas quando vi o site da Raquel e sua apresentação, sabia que era ela! O que mais me fascinou foram sua sinceridade e humanidade – “foi amor à primeira vista!” E desde o primeiro momento, a sintonia foi incrível! Raquel é competente, paciente, irreverente e exigente na medida certa! Além de tudo, Raquel é sensível às questões referentes às mulheres na vida profissional e pessoal. Ela me ajudou a ter mais confiança, a me conhecer e reconhecer meus talentos e habilidades, a superar o pessimismo e a ter mais entusiasmo pela vida.

    Andreia Skackauskas Vaz de Mello /Socióloga e educadora

  • Ao procurar a Raquel, eu estava um pouco perdida, sem saber em qual direção levar minha profissão. Com as sessões percebi que detalhes importantes eu estava deixando passar e como poderia mudar minha visão e meu foco. Agora estou mais confiante e já penso em como planejar e dar rumo a um médio prazo. Estou muito satisfeita.

    Bárbara Aquino/Personal Trainer

  • Quando conheci o trabalho da Raquel me senti à vontade para fazer o coaching, sabendo que ela seria devidamente qualificada para me atender, mesmo eu sendo uma jovem profissional que ainda tem a carreira em formação inicial. O que eu realmente precisava era de acreditar que sou capaz, precisava muito acreditar em mim. E consegui atingir esse objetivo, que a princípio não sabia que era tão necessário. Acredito que disso veio a força de vontade, os resultados, a eficiência que tenho nas atividades que realizo.  Parece clichê, mas hoje me sinto uma pessoa nova, muito mais capaz e madura.  É perceptível e tenho recebido muitos feedbacks positivos das pessoas que convivem comigo.

    Bruna Ubaldo / Graduanda em Administração e Estagiária

  • Procurei a Coach Raquel em um momento muito difícil na minha vida, com muitas incertezas e inseguranças e ela me ajudou a encontrar a melhor solução, a me conhecer melhor, me sentir mais segura e melhor do que isso: a encontrar motivação. Todas as vezes que nos encontramos foi muito produtivo e me fez muito bem. Eu saia da sua sala sempre muito otimista e renovada, pronta pra mudar minhas atitudes e correr atrás dos meus objetivos. Era realmente uma grande injeção de ânimo. Além de tudo isso, me ensinou a ser uma pessoa mais produtiva com excelentes técnicas de planejamento e organização de tempo. Obrigada Coach por trabalhar com tanta ética, profissionalismo sem deixar de ser uma grande pessoa.

    Eloar Crepalde / Engenheira Civil

  • A Raquel é uma profissional muito competente e preocupada em ajudar seus clientes. O seu lado humano e ética a torna uma profissional diferenciada. Através do coaching pude me conhecer melhor, principalmente meus pontos fortes e consequentemente minhas relações, sejam elas pessoais ou profissionais, melhoraram bastante. Com o seu direcionamento pude alcançar meu objetivo. Para aqueles que desejam evoluir ou alcançar algum objetivo, a Raquel é a pessoa indicada para lhe ajudar.

    Frederico Ferraz da Silva /Diretor – ETC Corretora de Seguros

  • 2017 foi um ano de muito desenvolvimento pessoal e profissional e é impossível dissociar do processo de coaching. Eu estava sem objetivos profissionais claros. O nível de autoconhecimento era tão baixo que os motivos que me levaram ao coaching foram rapidamente trabalhados e minhas possibilidades se ampliaram. Hoje estou vivendo um momento em que me sinto extremamente confortável com as questões já resolvidas e com as que ainda estão por resolver. Mais “senhor” da minha própria vida. Feliz mesmo. Enfim, não é possível colocar tudo o que muda em nós após um processo como este. Foi como abrir um monte de portas e encontrar um monte de cômodos novos na mesma casa. E eu gosto dessa “nova casa”. Alguns cômodos são bagunçados e outros aparentemente estão vazios, mas são todos cômodos da minha casa.

    Flavio Felipe Pimenta/ Nansem

  • Foi uma experiência incrível. Minha coach além de uma excelente profissional tem um lado humano que a torna diferenciada. Super competente, me fez perceber muitas coisas que não eram claras para mim. Obrigou-me a entrar dentro dos meus sentimentos e a pensar em coisas que nunca pensei, me estimulou a acreditar em mim e a buscar melhorias no que não está adequado. Deixando claro que a mudança começa em mim e não nos outros.

    Gilmara Machado / Professora Universitária

  • Decidi me aventurar no processo de coaching quando me deparei com alguns embaraços na prática profissional que me fizeram pensar em outras áreas de atuação. Foi a melhor decisão que tomei nos últimos tempos. Descobri que não bastava investir apenas na aquisição do conhecimento formal. É preciso descobrir onde está nosso desejo, onde queremos estar, o que queremos fazer e encontrar meios que favoreçam e sustentem a construção deste caminho. A Raquel é peça fundamental nesta trajetória. Dinâmica e objetiva, possui  uma escuta atenta e não nos permite perder o foco. Fiz o processo todo online e fiquei muito satisfeita. Indico esta experiência a todos que procuram encurtar os caminhos rumo à realização profissional e pessoal.

    Isabela Simão / Psicanalista

  • Descobri que a imagem que eu estava passando aos meus amigos e colegas de trabalho não condizia com a minha identidade, com a pessoa que sou.  Então decidi realizar o coaching para melhorar alguns aspectos do meu comportamento com as pessoas, aspectos estes que estavam me prejudicando há anos, especialmente no meio profissional. Foi feita uma pesquisa sobre mim com algumas pessoas importantes na minha vida que, sem se identificarem, escreveram sobre o meu comportamento, meu jeito de ser, minhas qualidades, meus pontos fortes e os pontos que eu poderia melhorar. Essa pesquisa contribuiu muito para eu saber, de fato, como essas pessoas me viam, ou seja, qual a imagem que eu transmitia a elas. Foi muito bom e enriquecedor. Me fez refletir sobre alguns pontos da minha personalidade e perceber que certas atitudes minhas poderiam mudar. O foco do trabalho que realizamos foi “mudança de comportamento”. Raquel me deu várias dicas e exemplos práticos de como eu poderia mudar alguns aspectos do meu comportamento, sem agredir meus valores e minha personalidade. Foi um trabalho maravilhoso. Aos poucos, as pessoas ao meu redor notaram a mudança. Perceberam que eu estava mais leve, tranquila, amiga e cordial. Eu também entendi que não adianta nos aborrecemos com fatos, coisas e pessoas dos quais não concordamos ou não correspondem aos nossos valores. A melhor maneira de lidar com o outro é se colocando no lugar dele. Só tenho a agradecer. Considero que o trabalho realizado me ajudou muito a crescer como pessoa e como profissional. Recomendo e indico Raquel Furtado a quem deseja aprimorar algum aspecto de sua vida, conhecer-se melhor, definir um rumo na carreira, lidar melhor com as pessoas e emoções, buscar e realizar objetivos em qualquer área da vida. Além de tudo, Raquel é engraçada e divertida. E um ser humano generoso e competente. Antes da minha última sessão, eu consegui uma promoção no meu trabalho. Algo que esperava acontecer há um bom tempo. Raquel Furtado faz parte desta conquista. Obrigada! 15/01/2016

    Márcia Cristina de Carvalho / Pedagoga e Psicopedagoga

  • O coaching foi determinante para o meu planejamento profissional e, sobretudo, para o meu crescimento pessoal. A “grande sacada” do coaching não é ter um profissional que te auxilie no planejamento dos seus objetivos, mas que te escute e que te ajude a enxergar e questionar suas crenças limitadoras e o potencial de cada uma de suas escolhas. Isto com certeza eu pude adquirir no processo com a Raquel – autoconhecimento para tomar decisões mais conscientes e de forma autônoma. O processo de coaching não deve ser visto como uma simples consultoria pessoal ou como um planejamento de curto e médio prazo. Deve ser entendido como uma prática recorrente de reflexão própria – guiada pela Coach – sobre nossos limites e potencialidades. Assim, independentemente de momentos de estabilidade ou suposta “satisfação profissional”, recomendo fortemente para aqueles que desejam manter momentos assim de forma sustentada, inclusive, para quem desejar mudar de plano completamente de forma segura.

    Marina Scotelaro / Professora universitária

  • O coaching é um norte pra gente seguir em direção ao que a gente almeja na vida profissional, mas também acaba impactando na vida pessoal. A gente conseguiu visualizar o que a gente quer do negócio. A Raquel é muito objetiva, consegue captar a nossa nuvem de ideias e organizar. Às vezes, ela pressiona um pouco a gente, e isso é bom para a gente conseguir se orientar. Agora, o coaching para funcionar não adianta só fazer a sessão, tem que ter disciplina e fazer as coisas.

    Pablo e Maria Cláudia Teixeira – Sócios /Cabernet Butiquim

  • O coaching me auxiliou a encontrar meu propósito, e dar um significado a ele. Sou professora universitária, funcionaria pública e atuo na área de gestão de pessoas. Estava em busca de paz e equilíbrio no meu momento de vida: com duas filhas pequenas, em plena licença maternidade, encarei o processo de coaching em busca de provocações que me levassem a direcionar meu fluxo de energia e esforço em atividades que realmente valessem a pena. Descobri que meu propósito é transformar comportamentos. A começar pelos meus próprios, a Raquel foi quem me conduziu por mudanças de atitudes e me encorajou a seguir adiante nessa direção.

    Raquel Soares Menezes – Professora Universitária / UFV

  • Busquei na minha experiência de coaching com a Raquel construir um plano para conseguir equilibrar carreira profissional com vida pessoal. Para isso, primeiro ela me fez enxergar onde e como eu estava. Percebi que para galgar qualquer objetivo antes temos que avaliar as áreas que norteiam nossa vida, e que quando as áreas estão desequilibradas fica muito difícil conseguir atingir qualquer meta pessoal. A partir daí, é impressionante como as ideias surgiram e fluíram. Consegui montar um plano que agora será meu projeto de vida, e ele eu vou buscar!

    Enzio de Melo Barbosa – Administrador de Empresas

Por quê fazer coaching?

Pesquisas realizadas anualmente pela ICF (International Coach Federation) demonstram a satisfação dos indivíduos que fizeram coaching com profissionais qualificados.

99% das pessoas estão satisfeitas com o resultado geral!

96% dizem que repetiriam o processo se estivessem nas mesmas circunstâncias que os levaram a procurar o coaching da primeira vez!

O coaching é um processo criativo e que gera novos pensamentos. Isso dá suporte aos indivíduos para perseguirem novas ideias e soluções alternativas, aumentando sua produtividade e se tornando pessoas mais positivas.

As pesquisas indicam que:

  • 70% melhoraram o desempenho no trabalho
  • 61% melhoraram o gerenciamento do negócio
  • 80% melhoraram auto-confiança
  • 73% melhoraram os relacionamentos
  • 72% melhoraram habilidades de comunicação
  • 67% melhoraram o equilíbrio vida trabalho

Extraído e adaptado da ICF, publicado com autorização

Como é o processo

Etapa 1 – Autoconhecimento

A primeira etapa do coaching individual é o autoconhecimento. O cliente responde um questionário e diversos testes para identificar seus valores, pontos fortes e habilidades. Também pode ser feita uma pesquisa anônima com as pessoas que convivem com ele, caso tenha interesse. A partir daí, o cliente irá identificar também suas dificuldades, padrões de comportamento, medos, crenças limitantes e formas de auto-sabotagem.

Etapa 2 – Definição de metas e indicadores

Como saber se o coaching foi eficaz? Um processo sério precisa ter metas e indicadores claramente definidos desde o início. No caso do coaching executivo, as metas são definidas pela empresa (superior imediato do cliente com suporte do RH). As metas são apresentadas ao cliente pelo seu superior numa reunião conjunta com a coach, que facilita a reunião. As metas devem ser validadas ou negociadas pelo cliente antes do início das sessões.

Etapa 3 – Desenvolvimento de ações

Com os objetivos definidos, é hora de partir para a ação. O cliente define um tema a trabalhar em cada sessão e entre uma sessão e outra o cliente tem várias ações a cumprir. A cada semana, ele avança um pouco em direção aos seus objetivos.

Etapa 4 – Avaliação dos resultados

Após a realização das sessões, os resultados obtidos são avaliados em uma nova reunião conjunta entre cliente, coach e superior do cliente.

Outros serviços