Blog

Como vencer a procrastinação? Supere a preguiça e faça o que precisa!

Procrastinação – palavrinha maldita!

Você é do tipo que adia tarefas importantes, mesmo sabendo da importância delas? Todos nós nos deparamos com atividades que consideramos tediosas, projetos que entendemos seu valor e resultados, mas que só de olhar para eles ficamos com preguiça. E qual a consequência disso?

“Já estamos em agosto! O ano está: _ _ _ _ _ _!” (Complete a frase acima com um verbo no gerúndio!)

Quem nunca disse isso que atire a primeira pedra!

Não é incrível como dizemos e ouvimos essa frase? Como culpamos o tempo por não termos conseguido completar aquilo que gostaríamos de ter feito?

Na verdade, o tempo é uma dimensão elástica. Todo mundo já viveu momentos que duraram uma eternidade e horas que passaram num piscar de olhos. A questão é que, se você não define um objetivo claro e vai fazendo só o que “precisa”, quando chega no final do ano que é uma época tradicional de fazer balanço, tem a sensação de que passou rápido demais. Porque você não conseguiu fazer nada do que queria no ano anterior, ou não fez nada do que você considera importante, mesmo tendo passado o ano todo ocupado com um monte de atividades.

Para te ajudar a chegar no Reveillon deste ano diferente, vou te dar uma dica: escolha uma coisa a fazer. Apenas uma. Imagine que essa coisa é um armário, um guarda-roupas. Você gosta de arrumar armário? Quando eu era adolescente, eu DE-TES-TA-VA. Eu e muita gente. Por quê? Porque a tarefa me parecia difícil (e era mesmo, eu não tinha técnica nenhuma de arrumação), enorme (e era mesmo, pois era um armário grande e cheio de gavetas), demorada (outra verdade) e tediosa (felizes são as poucas pessoas que nasceram com o dom e o prazer de arrumar coisas). O problema é que não é uma tarefa que dê para não fazer. As consequências de ter um armário desorganizado são muitas: roupas amassadas na hora que você mais precisa, dificuldade de achar o que você quer, perda de tempo na hora de se arrumar etc etc etc.

Durante anos, eu vivi este ciclo: tenho que fazer – é muito chato… vai demorar – mas preciso fazer – vou fazer daqui a pouco – nossa mas agora já está tarde não vai dar tempo de arrumar hoje, amanhã eu arrumo – poxa passou o final de semana e não arrumei, semana que vem sem falta eu arrumo ……… até chegar o final do ano e outro e outro …este é o ciclo da procrastinação.

As coisas começaram a melhorar quando uma amiga me disse: arrume uma gaveta por vez… Eu fiquei espantada com a simplicidade dessa dica. ARRUME – UMA GAVETA  – POR VEZ! Um dia uma, noutro dia outra, e assim até terminar!

gaveta arrumada - Coach Raquel FurtadoMelhor ainda foi quando apliquei essa dica a todas as coisas importantes e necessárias que tenho que fazer na vida e que considero difíceis, grandes, demoradas e tediosas. Eu as divido mentalmente em … GAVETAS! Assim, me ocupo cada dia ou cada semana em fazer um pouquinho e … quando menos espero, está tudo pronto! É usar elasticidade do tempo a meu favor, e fazer o que preciso.

Que tal aplicar essa dica no seu dia-a-dia e acabar com a procrastinação? E se você achar que sozinho está difícil dar conta de “armários” concretos ou simbólicos muito grandes, peça ajuda de um profissional! Como coach, eu te ajudo a organizar seus projetos e atividades importantes (clique aqui para receber uma proposta) . E se o caso forem realmente as gavetas, entre em contato com a Tânia Lima (@tania.lima62 no instagran), que entende muito mais do que eu de organização doméstica!