Coaching não é terapia nem aconselhamento
Você sabe dizer o que é coaching? E o que não é coaching? Volta e meia recebo mensagens de pessoas interessadas em coaching para outras pessoas. O pai quer que o filho faça coaching, a mulher quer que o marido faça, a irmã quer ajuda para o irmão, e assim vai… Geralmente, nesses casos, o que as pessoas querem NÃO É COACHING! As pessoas querem um aconselhamento ou uma terapia. Elas esperam que um profissional ajude seu parente a ver aquilo que elas consideram óbvio, e a pessoa em questão na maioria das vezes não está nem um pouco interessada em buscar ajuda de nenhum tipo. Coaching não vai ajudar nesses casos….
“Coaching não é terapia, mentoria, consultoria, treinamento ou aconselhamento.Na terapia, o foco é em resolver problemas emocionais e muitas vezes lidar com o passado. No coaching, o cliente pode até se tornar mais positivo e ter ganhos emocionais mas o foco é atingir metas e agir hoje visando o futuro.
Mentoria é um processo em que o profissional é o expert, que aconselha e guia o cliente a partir de sua experiência e conhecimento. Algumas mentorias incluem coaching, mas o contrário não é verdadeiro. No coaching, considera-se que o expert sobre a própria vida é o cliente e o processo não inclui conselhos e nem orientação do coach.
Toda consultoria parte de um diagnóstico, a partir dele os consultores prescrevem e às vezes até implementam soluções. No coaching, o coach ajuda o cliente a se conhecer e as soluções também vão partir do cliente. O cliente é o expert, não o coach.
Coaching também não é treinamento, embora se diga que o coaching executivo está associado ao desenvolvimento de liderança. Primeiro porque o cliente é o principal responsável pelo seu desenvolvimento e segundo porque não há um desenvolvimento linear, padronizado, que siga um currículo pré-definido. No coaching, o desenvolvimento ocorre de forma não-linear, a partir das demandas e soluções geradas pelo próprio cliente.
Coaching não é aconselhamento. O aconselhamento profissional é baseado em conselhos fundamentados na experiência do conselheiro. Para as mesmas situações são dados os mesmos conselhos. Em coaching, novamente, não há conselhos e não se considera que exista uma “melhor saída” para todas as situações ou para todas as pessoas.”
Extraído e adaptado da ICF, usado sob permissão